Yuri Nishida lança primeira música solo: “é essencial pra mim”

foto: Eduardo Orelha

OSMAR PORTILHO

“Vontade”. Mesmo que a resposta tenha sido dada antes da entrevista realmente começar, Yuri Nishida revela o real desejo por trás de seu novo projeto, uma empreitada solo. Figurinha carimbada do underground, o vocalista e guitarrista já tocou com NX Zero, Glória, Granada e atualmente lidera a banda Vowe, cujo primeiro álbum, Nossa Verdade, é um dos indicados ao Grammy Latino deste ano. A resposta “vontade” revela um pouco da inquietude que motiva Yuri, que lança a canção Seja, nesta quinta-feira (26) a preparar um EP que deve virar disco em 2014.

Basicamente acústica, Seja tem uma levada diferente dos trabalhos anteriores do músico e explora algumas sonoridades mais atuais somadas ao folk e blues, tudo correndo na veia do refrão pop.

Confira a entrevista:

Fale sobre esse primeiro single. De onde veio Seja e quem participou dela?

Seja foi composta um dia antes de fecharmos o repertório do EP. É daquelas que saem inteira, de uma só vez, que fluem naturalmente e parecem que já estavam engavetadas na cabeça há muito tempo só esperando a hora certa de aparecer. A gravação foi feita lá no Estúdio C4. Eu gravei a base da mesma forma que a compus (só violão e voz) e junto do Rafael Almeida (Projeto Caixa Preta) e do Luís Lopes (C4 estúdios), meus grandes parceiros nesse projeto, fomos criando e somando arranjos à partir dessa base.

O Daniel Weksler (NX Zero) agregou com ideia de ritmos, levadas e gravou a bateria, o Rafael pintou com guitarras, lap steel, bandolim e baixo e o César Pierri somou com samplers. Um grande coletivo criativo.

Qual é o motivo desse lançamento solo?

É uma coisa que eu sempre quis explorar, mas que nunca rolava, não só por falta de tempo, mas também por falta de foco mesmo. Eu no começo desse ano vi como algo essencial, essencial pra mim mesmo, pra me desafiar a explorar outros caminhos, outras formas de compor. Acho que a graça da música está nisso, em estar sempre tentando aprimorar o seu trabalho e sua vivência nela de alguma forma, evoluir, mudar algum ponto de vista. É diferente gravar apenas com violão, colocando arranjos de bandolim em uma música minha, por exemplo. Acho que o grande motivo desse lançamento solo é isso aí, o aprendizado, o desafio pessoal.

Acho que nesse ano passei por uma das melhores fases criativas que já tive, compondo músicas novas com o Vowe, compondo pra esse projeto solo. Tem muita coisa rolando na minha cabeça e não quero prendê-las aqui dentro. Quero aproveitar isso da melhor forma possível, deixa fluir.

Algumas pessoas talvez estranhem as músicas desse projeto, é diferente mesmo, e é pra ser. Se fosse igual o que já faço não haveria porquê fazê-lo.

Com o Vowe, há canções explosivas, interações eletrônicas. No projeto solo você caminhará na contramão?

Sim e não. Talvez. Nesse projeto optamos por buscar sons mais orgânicos, o que talvez diferencie bastante do Vowe, mas ao mesmo tempo também prefiro não me prender a nada. Se um dia pintar um som mais “explosivo ou eletrônico” ele será bem vindo, talvez um “eletrônico” estilo Radiohead, quem sabe?! Mas em termos de “pesado” acho que essa missão fica pro Vowe mesmo. Até para ass coisas não se misturarem, são projetos paralelos, mas pra que caminhem juntos acho que uma coisa não pode interferir muito no caminho da outra.

Quais foram suas inspirações para essas gravações?

É uma baita mistura. Eu e o Rafael Almeida, que é quem compõe grande parte das coisas comigo, costumamos dizer que os sons viajam entre o folk/blues e o melancólico. Eu tenho ouvido muito Milo Greene, City and Colour, Bon Iver, Gary Clark Jr. E o Rafa tem bastante referência de The Civil Wars, John Mayer, Robert Johnson. Acho que a mistura disso tudo resulta na sonoridade dessa música e das outras que compõem esse primeiro EP.

O que planeja desse lançamento em diante?

Após o lançamento desse single vem o lançamento do EP completo, com quatro faixas. A ideia é juntar mais umas seis músicas com esse primeiro EP e lançar um disco no primeiro semestre de 2014. Depois curtir a melhor parte que é cair na estrada e tocar em todo canto possível!

Seja será lançada oficialmente nesta quinta-feira (26), às 20h, no www.facebook.com/YuriNishidaOficial.

Por

Leia mais:

+ Yuri, líder do Vowe, faz show acústico e relembra repertórios

+ Clipe comentado: Esperanza fala sobre ‘Sem Porquê’

//www.facebook.com/plugins/likebox.php?href=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2FTerraIndependenciaOuMorte&width=514&height=258&show_faces=true&colorscheme=light&stream=false&border_color&header=false

Deixe um comentário